BIOGRAFIA

Herson Capri Freire nasceu em Curitiba-Paraná, Brasil, 8 de novembro de 1951. Ele começou a carreira fazendo teatro na PUC de São Paulo enquanto cursava economia e depois resolveu mudar de profissão. «Larguei a faculdade de economia e fui fazer testes para a televisão. Eu precisava sobreviver. Larguei meu emprego em Economia, já ganhava bem, era chefe de seção, mas larguei tudo para seguir a profissão de ator.» - diz o ator. Herson estreou na televisão em 1975, quando tinha apenas 23 anos, na novela «Vila do Arco», um romance baseado na história de «O Alienista» de Machado de Assis. Após esse papel, o ator fez algumas participações pequenas em outras novelas. Ele é contratado da Rede Globo desde 1984. Na TV Globo, que o ator começou a fazer carreira e se tornar um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira interpretando papéis de vilões marcantes, como Capitão Justo, da minissérie «Teresa Batista», e Coronel Teodoro, da novela «Renascer». O ator, que reúne mais de 40 trabalhos na TV, também participou de alguns filmes. Além de atuar no teatro, ele também tem uma carreira consolidada nos palcos, onde atuou como diretor em quatro peças e encenou outras tantas. Ele tem também comenda Barão do Serro Azul - Concedida pela Associação Comercial do Paraná pela sua participação no filme O Preço da Pazno qual ele interpreta o Barão do Serro Azul. Em 2003, Herson Capri foi indicado na categoria «Melhor casal romantica» com Regina Duarte em "Desejos de Mulher" do prémio Contigo. Em 2011, foi indicado na categoria «Melhor ator coadjuvante» pelo papel Horácio Cortez em «Insensato Coração» do Prêmio Extra de TV. 
Na sua carreira atuou nas novelas mais conecidas como: «Felicidade», «Tropicaliente», «Um Só Coração», «Cobras e Lagartos», «Duas Caras», «Negócio da China», «Insensato Coração», «Sangue Bom». Em 2014, integra o elenco da última telenovela assinada por Manoel Carlos, «Em Família», como o piloto de avião Ricardo. 
Herson é pai de cinco filhos: Laura (1976), do seu primeiro casamento, Pedro Freire (1979), da união com a atriz Malu Rocha; Lucas (1998), Luiza (2001) e Sofia (2014), do seu casamento com a médica e ditretora teatral Suzana Garcia. Em 1999, Herson venceu um câncer no pulmão. «Fui desenganado. O médico disse à minha mulher: 'Olha não dou seis meses de vida'. Foi em 99. Tive o acolhimento da família e a vontade. Saí dali (do hospital) andando. Comecei a correr. Acredito muito em exercício físico. (Hoje) estou 'inteiraço'. Malho, corro. Faço 7 quilômetros. Estou bem pra caramba. É a vontade de espírito.» - conta Herson Capri. Como o real brasileiro ele tem seu clube de futebol favorito - Herson é torcedor do Coritiba Foot Ball Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário